Desenhos em Benfica, viajando no bairro com um caderno
Pessoas com diferentes profissões e formações académicas, apresentando idades e origens distintas, reúnem-se periodicamente para desenhar. Os temas são pretextos. O que os une é o gosto pela atividade de desenhar e o suporte ser um caderno – um Diário Gráfico – esse objecto que facilmente se pode tornar inseparável e imprescindível. Por ser transportável e estar sempre disponível para ser riscado. Por ser um objecto de uma utilidade extrema e simultaneamente o mais inútil dos objectos.
Em co-produção com a Cooperativa POST, o coletivo Urban Sketchers convidou 22 desenhadores urbanos para um passeio por Benfica. Partindo de um ponto de encontro comum, a Fábrica Simões, seguiram à descoberta por percursos diversos, registando-os com olhares e técnicas diferentes, no passado dia 6 de Novembro.
Não fazendo parte da Lisboa do postal ilustrado, Benfica é uma das zonas mais autênticas dos lisboetas, que ganha assim um registo inédito, com as suas zonas de comércio, pequenos estabelecimentos, bairros, mercado, jardins, fluxos de pessoas, residências históricas, igrejas…
Os desenhos integram a exposição “Urban Sketchers em Benfica – viajar no bairro com um caderno” no espaço da Cooperativa POST, inaugurada a 15 de Dezembro, pelas 21:00, ocasião onde foi apresentado o respetivo catálogo/livro, perpetuando a Benfica desenhada por 22 olhares distintos.
Complementarmente à exposição, o espaço POST acolherá também dois “workshops” de Iniciação ao Diário Gráfico, a 3 e 4 de Fevereiro.
O projeto é apoiado pela Junta de Freguesia de Benfica.
Pingback: Exposição Urban Sketchers em Benfica « Estrada de Benfica
Pingback: “Workshops” de Iniciação ao Diário Gráfico | POSTCOOP